Os marcos da comunicacao
LUPETTI, Marcélia.Planejamento em Comunicação.SP: Futura, 2000.
Disciplina: Publicidade e Propaganda Profª Silvana Nery
Os marcos da Comunicação
Nas batalhas ocorridas na Europa na Idade Média, viver ou morrer dependia da sabedoria do guerreiro em identificar o amigo e o inimigo. Cobertos por armaduras, os cavaleiros levavam o escudo e a túnica com um único distintivo – a marca – que os diferenciava dos inimigos.
Os marcos da Comunicação
Nascia assim a heráldica, nome proveniente do inglês heralds, que eram os homens encarregados pelos reis para desenhar brasões.
Os marcos da Comunicação
A função dos brasões era a identificação dos reinos. Os brasões passaram a ser uma marcam, uma identidade.
Os marcos da Comunicação
O objetivo das Cruzadas era assegurar o domínio cristão sobre os locais sagrados da Palestina. O termo “cruzada” também é utilizado para designar guerra religiosa ou mesmo um movimento político ou moral. As cruzadas tiveram papel de grande importância na propagação do Cristianismo, além de estimular os contatos econômicos e culturais para a civilização européia.
Os marcos da Comunicação
• Surgem com as Cruzadas um dos primeiros marcos daquilo que, mais tarde, seria chamado de propaganda: a identificação por meio de uma “marca” e sua divulgação.
• As cruzadas propagavam a fé. Propagar! Derivado do latim propagare, que significa plantar um muda no solo para uma nova reprodução. Nesse contexto, significa a propagação de crenças religiosas ou princípios políticos e compreende a idéia de implantar, de incutir uma idéia ou crença na mente alheia.
Os marcos da Comunicação
• Outro marco importante foi a invenção de Gutenberg, a imprensa, em 1450.
Os marcos da Comunicação
O livro impresso mais antigo é o Saltério de Mainz, publicado em 1457, que continha os salmos bíblicos, ou seja, os textos sagrados das religiões judaica e cristã. No entanto, para que não haja confusão, já que muitos afirmam