Aletas
Aletas são superfícies utilizadas para a dissipação de calor. Através do estudo de transferência de calor, alcançamos um entendimento do papel desempenhado pelas aletas na transferência de calor. O papel das aletas é otimizar a troca de calor de um fluido com outro, através do aumento da superfície de contato da tubulação por onde ele Aletas são usadas para melhorar a transferência de calor e o uso de aletas na superfície não podem ser recomendado a menos que a transferência de calor justifique um custo adicional e a complexidade associada com as aletas.
O desempenho das aletas é julgado considerando a melhora na transferência de calor com relação à situação sem o uso de aletas. Segundo as relações abaixo:
[pic]
[pic]
Escoa, tornando-se um modo mais fácil e freqüente na troca de calor com outro fluido.
A efetividade é maior se material da aleta tem elevado valor de condutividade térmica (k do cobre, alumínio, e ferro são os mais comuns). O material mais usado é o alumínio devido ao baixo custo, peso e resistência à corrosão. A razão P/Ars deve ser a mais alta possível.
Tipos de aletas
Vários tipos de aletas estão presentes nas mais diversas aplicações industriais. Logo abaixo veremos os tipos mais encontrados:
Aleta de seção retangular:
[pic]
Podemos observar que esta aleta de seção retangular assentada longitudinalmente em uma superfície plana apresenta uma espessura “b” e largura “e”, na qual calculamos “m” através da fórmula:
[pic]
Aletas de seção não retangular:
[pic]
Na foto acima conseguimos visualizar uma aleta de seção triangular, ou aletas de seção parabólica, trapezoidal, etc, na qual também se encaixam nos tipos de aletas, os cálculos de m podem ser obtidos como o da aleta anterior.
Aletas curvas:
[pic]
As aletas colocadas sobre superfícies curvas podem ter colocação radial (transversal) ou axial (longitudinal). O assentamento radial ou axial de uma aleta sobre superfícies cilíndricas