Os mapas na geografia
Graduandos do I Semestre de Geografia – UESB.
2. Cabeçalho:
Os mapas na geografia, um texto de: Fonseca, J.C.
2.1 Obra
As obras das apostilas I e II se referem aos mapas na geografia e citam sobre suas noções gerais, bem como seu uso e funcionalidade.
A primeira apostila procura, de forma didática, analisar os aspectos do mapa, mostrando que além deste, ainda existem outros dois tipos: o cartograma e a carta, e então é feita a descrição de ambas para um melhor entendimento.
A segunda apostila trata basicamente das funções dos mapas principalmente na atualidade. Fica explícito na leitura que os mapas são de extrema importância nas mais diversas atividades. Ao longo do texto é possível ver que além de sua diversidade de uso, existe ainda um emissor e um receptor, que dentro do cartograma se expande como forma de comunicação e se torna uma mensagem entre quem fornece a representação e quem a interpreta.
3. Assunto
3.1. Tema central
O tema central do texto aborda a necessidade dos mapas na geografia, de como cartógrafos, geógrafos e leigos dependem dele para simples consultas ou para realizar grandes atividades. Desse modo, se torna extremamente importante que qualquer pessoa desenvolva um conhecimento mais aprofundado sobre cartografia, ou por curiosidade ou como apreciadores da arte que é um mapa.
3.2 Objetivos
A representação da superfície terrestre e a atuação dos mapas como meio direto de comunicação são os objetivos fundamentais para quem cria, interpreta ou manuseia os mapas. Se você deseja saber a localização de um estado que não seja o seu, vai precisar de um mapa político, ou seja, é necessário saber o que se quer para que se pesquise em um mapa específico. Sendo assim, os objetivos são diferentes quando se trata do que se procura em um mapa.
3.3 Como o assunto está estruturado
Dividido em duas apostilas, a primeira se preocupou em explicar o que é um mapa, definiu outros dois