os mandamentos
Quando Jones o ensina a escrever e Rádio consegue, no máximo, fazer um rabisco, Jones o aplaude, não exigindo dele mais do que ele apresenta. Da mesma forma, quando Rádio fala alto sobre uma jogada que Jones arma, em campo, levando o time adversário a ouvir e a mudar a estratégia, Jones não o critica, compreendendo que ele não sabia o que estava fazendo. Prepara sanduíches que lhes são oferecidos assim que chega, interessa-se no momento em que ele desmonta o rádio que ganhou, leva-o para passear e comer em lanchonetes da cidade, enfim, está presente, atuante, com uma atitude de contínuo apoio, amizade e companheirismo.
A partir daí, ao longo do filme o que se percebe a importância da mediação da aprendizagem. O professor torna-se o agente mediador do processo de ensino-aprendizagem, RÁDIO, no início do filme, mal conseguia falar e no desenrolar do enredo, principalmente pela confiança demonstrada pelo técnico, torna-se outra pessoa: comunicativa. RÁDIO sai da falta de socialização ou introspecção para a vontade de aprender a ler e escrever, ser o anunciante do cardápio do dia no microfone da escola e o assistente do técnico, seu protetor e incentivador.
Notamos diversos meios de dificultar a inclusão de Rádio na escola e em diversos espaços, neste caso, traz sinais de que mesmo existindo boa