Os males do excesso de atividade física
Introdução
Vivemos em uma sociedade contemporânea , onde a aparência é importante , em uma entrevista de emprego , em um relacionamento , entre outros . Há dois lados nesse quadro , o lado positivo onde o individuo apresentará melhores condições de vida e o negativo , que por sua vez oferecerá o sedentarismo que é a falta dos exercícios físicos levantando o individuo a, não ter ânimo para viver e até mesmo prejudicando sua saúde .
Os males do excesso de atividade física
Estar em forma com o corpo é um objetivo desejado por várias pessoas. Sabemos que o sedentarismo causa problemas à saúde e que é necessária a realização de alguma atividade física.
Porém, muitas pessoas acabam se exercitando de forma errada e muitas vezes em excesso, o que acaba causando problemas para a saúde.
A prática de atividade sem orientação de um bom profissional, pode causar lesões em músculos, tendões e ligamentos. Como também fraturas por excesso de esforço, problemas cardíacos e até mesmo stress, devido ao cansaço.
Em alguns casos, essa prática excessiva de exercícios pode causar um distúrbio obsessivo chamado de vigorexia.
.
Todo o excesso de atividades físicas é prejudicial à saúde, por isso não devemos deixar de passar por uma avaliação médica e ter sempre a supervisão de um profissional de Educação Física. Alguns sintomas causados pelo excesso são: dor muscular, redução do desempenho, queda do sistema imunológico, variações de apetite e peso, aumento da frequência cardíaca, insônia, lesões repetidas, irritabilidade, depressão, além das variações nas taxas hormonais, por isso é bom ficar sempre atento aos sinais do corpo para diagnosticar se os limites foram ultrapassados e a saúde prejudicada.
Foi o que aconteceu com Priscilla Nasrallah, de 31 anos. Em novembro de 2013, ela começou a perceber que seu corpo já não