Esporte é saúde?
A qualidade de vida está altamente associada à saúde. Uma boa disposição do corpo e da mente são os principais fatores que se implica a uma saúde adequada. Alimentação balanceada, a prática regular de exercícios físicos e o bem-estar emocional são fatores determinantes para um estado de saúde equilibrado.
O exercício físico tem o principal objetivo de alcançar a saúde, mas não quer dizer que a pratica do esporte seja sinônimo de bem estar físico e mental. O excesso de atividades físicas causa inúmeros problemas.
Hoje em dia a maioria das pessoas – principalmente os adolescentes – estão deixando de lado a prática esportiva, o que leva a um estilo de vida sedentário, provocando distúrbios como a má alimentação, obesidade,estresse, etc.
A prática de exercícios físicos, melhora a circulação, os batimentos cardíacos, tonifica a musculatura, além de deixar o corpo bem mais definido. Exercitar-se de forma contínua reduz sintomas característicos de depressão, fadiga, estresse, melhora a qualidade do sono, da pele, retarda envelhecimento e até minimiza dores agudas, além de promover o bem-estar psicológico.
Atividades aeróbicas são ótimas para quem sofre de problemas crônicos como hipertensão arterial e diabetes. Exercícios vigorosos e regulares aumentam os níveis de HDL (“bom colesterol”) no sangue, fator associado à redução dos riscos de doenças cardíacas. Além disso, a prática regular de exercícios aumenta a confiança do indivíduo. Pessoas ativas também apresentam reflexos mais rápidos, maior nível de concentração e memória mais apurada.
Porém, não adianta passar horas exercitando-se se não houver uma alimentação controlada e balanceada e também o alongamento no início e no fim das atividades, que previnem lesões.
Todo exercício físico deve ser sempre realizado sob a orientação de um profissional, pois a prática de esportes somente nos permite atingir os objetivos esperados quando é devidamente orientada.
Não é mistério nenhum saber que as