Esporte e saúde
Hoje em dia a maioria das pessoas deixam de lado a prática esportiva; o que leva a um estilo de vida sedentário que traz consigo o estresse; doenças crônicas como a hipertensão, a depressão, o diabetes, as doenças coronárias, o câncer; obesidade, dentre outras.
A atividade física é indispensável ao bom funcionamento do nosso organismo como um todo. Dentre os benefícios que os exercícios proporcionam, estão: o aumento da confiança do indivíduo, reflexos mais rápidos, maior nível de concentração e memória mais apurada; aumento dos níveis de HDL (o “bom colesterol”) no sangue, fator associado à redução dos riscos de doenças cardíacas, regulação da taxa de açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes; fortalece os músculos e o coração, e ameniza o declínio das habilidades físicas, retardando o processo de envelhecimento; contribui para construção e manutenção da massa óssea; combate o stress, liberando, no momento da atividade física, os hormônios acumulados durante os momentos de tal sensação; além de ser um importante aliado no combate ao fumo.
No campo social, as práticas esportivas também tem um papel importante. Os esportes coletivos contribuem para a interação social, já que os esportistas contam com regras e autoridades, constituindo uma maneira de encontrar pessoas, conviver com amigos e desconstrair, proporcionando, assim, maior disposição e energia para o trabalho e o estudo. Ao praticar algum esporte coletivo, a pessoa se submete