democracia
Neste trabalho debruçaremos sobre a Democracia, a suas relações com a cidadania e a cultura, e os seus campos de exercícios democráticos.
Bem, podemos definir democracia como sendo um regime de governo onde o poder de tomar decisões políticas está com o povo.
2. Democracia A Democracia surgiu na Grécia onde o governo era realmente exercido pelo povo, que fazia reuniões em praça pública para tratar de vários assuntos e problemas, era a chamada Democracia Direta. Neste tipo de democracia, as decisões são tomadas em assembléias públicas. Com o crescimento das populações, as reuniões em praça pública ficaram impossíveis de acontecer, surgiu, então um novo tipo de Democracia, a Democracia Representativa, onde o povo se reúne e escolhe – por meio do voto - os representantes que irão tomar decisões em seu nome. Este é o processo mais comum de tomada de decisão nos governos democráticos, também chamado de mandato político.
A palavra “Democracia” tem origem do grego, onde demos significa "povo", e kratos significa "autoridade".
Nos nossos dias a Democracia é definido como o governo do povo, para o povo, pelo povo. Governo do povo quer dizer governo com um sentido popular; para o povo significa que o objetivo é o bem do povo; pelo povo quer dizer realizado pelo próprio povo. Na democracia é o povo quem toma as decisões políticas importantes (direta ou indiretamente por meio de representantes eleitos).
A democracia se opõe à ditadura e ao totalitarismo e reúne princípios e práticas que protegem a liberdade do ser-humano.
Em seu livro “Política”, o filósofo Aristóteles analisou vários sistemas de governo, chamou de injusta a democracia (demokratia) e de justa a República (politeia). A demokratia de Aristóteles se aproxima mais da democracia direta e a politeia da democracia representativa.
3. Democracia e Cidadania
Pensar nos conceitos de cidadania e democracia significa remeter-se a um contexto