Os Linguistas
Após a leitura do material teórico e do material complementar, elabore um pequeno resumo das teorias apresentadas nessa unidade, apontando suas principais características e conceitos. Para concluir seu texto, faça um parágrafo expondo, a seu ver, qual delas trouxe maiores contribuições para os estudos da Sintaxe da língua. Justifique sua escolha com bons argumentos.
Redija um texto em que reúna as respostas de forma organizada, coesa, coerente. Antes de enviá-lo, faça uma revisão com atenção às questões gramaticais.
Linguística Moderna: Três Grandes Teóricos
Ferdinand de Saussure nasceu na Suíça. Lá, tornou-se professor da área de Linguística na Universidade de Genebra e desenvolveu suas pesquisas. Três anos após sua morte, por obra de dois alunos de Saussure, Charles Bally e Albert Sechehaye, decidiram reunir as anotações que haviam feito dos cursos realizados com o grande pesquisador e publicaram o Curso de Linguística Geral. Portanto, em 1916, com esta publicação que os estudos da linguagem sofrem uma revolução.
A revolução se dá, principalmente, porque Saussure elaborou teorias sobre a linguagem que se caracterizaram por focalizar a estrutura, diferentemente do enfoque histórico, que era comum naquela época.
Constituindo um saber autônomo, com objeto e métodos próprios, fazendo com que a linguística seja encarada como ciência.
Para o autor, o objeto da Linguística era a língua, entendida como um sistema de signos, uma gramática virtual, tomando-se gramática “como conjunto de princípios que regem o funcionamento da língua”. Contendo, a linguística por único e verdadeiro objeto a língua considerada em si mesma e por si mesma.
Para Saussure, a linguagem é composta de duas faces de uma mesma moeda: “a langue e a parole”. Contudo, o autor, em seus estudos preocupa-se somente com a “langue”. Definindo a “langue” como o sistema de signos interiorizado culturalmente pelos falantes, é a parte social da linguagem, exterior ao indivíduo,