Os jogos, a brincadeira,e o brinquedo como facilitador no ensino fundamental
Atualmente têm-se associado as noções de educação e ludicidade. Normalmente diz-se, que o jogo, o brinquedo são meios, pedagógicos, que todo brinquedo é educativo; que a escola maternal é uma escola onde se brinca.
Desse modo a ludicidade e um assunto que vem conquistando um espaço cada vez maior, principalmente no âmbito educacional, e o brinquedo sendo visto como a essência da infância a sua utilização permite um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento.
Lúdico é uma palavra que vem do latim "ludus" e significa brincar. Este brincar abrange os jogos, brinquedos e divertimentos, sendo relativa também à conduta daquele que joga, que brinca e que se diverte. Dessa forma, a função educativa do jogo oportuniza a aprendizagem do indivíduo, seu saber, seu desenvolvimento e sua compreensão de mundo.
Os jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte da vida da criança independente de época, cultura e classe social, pois elas vivem num mundo de sonhos, de encantamento, de alegria, de fantasia, onde realidade e faz-de-conta se chocam. O ato de jogar desenvolve o pensamento, a descoberta de si mesmo, a possibilidade de experimentar, de criar e de transformar o mundo.
Despertar na criança o prazer, o interesse em sala de aula, socializar, desenvolver a capacidade criativa, a resolução de problemas de modo espontâneo, livre da opressão e do autoritarismo é o grande desafio do educador, atualmente. Dessa forma é necessário facilitar o aprendizado, proporcionando um trabalho prazeroso, interessante, induzindo a criança ao prazer das descobertas, das realizações de experiências, da necessidade de instruir-se, construindo seu próprio conhecimento, buscando caminhos e respostas aos seus anseios.
A educação por se tratar de um processo permanente está sempre diante de mudanças culturais, económicas, sócio-política ocorridas na sociedade, exigindo desse modo, renovações e dinamismo na prática pedagógica. Atualmente já ocorrem mudanças