Os jogos tradicionais no Brasil
A chegada dos portugueses marca também a presença dos negros, que eram trazidos da áfrica em grandes navios negreiros, para servirem de escravos nas plantações, engenhos, e eram aprisionados nas senzalas e vendidos como mercadoria. Os negros trouxeram um folclore muito rico de suas terras na África, com características fortes que estão presentes ate os dias de hoje em nossas tradições, como a brincadeira do “Faz de conta”, e os personagens folclóricos como “saci-pererê”, a “mula sem cabeça”, e o “boitatá’’ que perduram ate os dias de hoje entre nossas crianças.
Porem antes da chegada destes, nossas terras já eram habitadas pelos nativos, estes sim primeiros moradores das terras brasileiras, o povo indígena era voltado para terra, com suas brincadeiras fortemente ligadas a natureza, com suas danças totêmicas que é um forte elemento folclórico, onde os índios imitavam animais demoníacos.
Entre as brincadeiras mais conhecidas hoje, que são de origem indígena estão a “peteca”, que de acordo com Cascudo (1898-1986), em seu dicionário do folclore brasileiro, é um brinquedo ou jogo de rapazes, atirando no ar uma bola de trapos, revestida de palha de milho ou pano, e convenientemente disposta a ser impulsionada com a palma da mão a fim de a não deixarem cair. Essa bola tem o nome de peteca.
E notável, que o Brasil sofreu a influência de vários povos, cada um contribui com um pouco de seus costumes e tradições, gerando essa mistura