Esportes e Jogos tradicionais dos paises participantes da Copa 2014
BRASIL
Esporte tradicional:
Futebol
Jogo tradicional:
Pega-pega
É a brincadeira mais popular entre os alunos do ensino fundamental I, durante o intervalo, fazendo assim parte da cultura infantil.
Seu nome varia de acordo com cada região, os nomes mais populares são “pega-pega”, “pira-pega”, e “o pegador”.
É um jogo com características tradicionais, onde se escolhe um “pegador”, que terá como objetivo pegar outras crianças. O espaço pode ser ou não delimitado, quem fica por conta dessa regra é o professor ou as próprias crianças. Aquele que for pego passará a ser o pegador.
MÉXICO
Esporte tradicional:
Charreria
A charreria é uma mistura de vaquejada com rodeio. O peão se chama charro e tem que ficar em cima do touro até ele se acalmar. São dez etapas e tudo conta ponto: o equilíbrio, a força, a destreza com o laço e até a elegância.
Jogo tradicional:
Pinhatas
A brincadeira conhecida por Pinhatas, que é do México, está sempre presente nas festas de aniversário. Por lá, balões são recheados com doces e pequenos brinquedos. Uma a uma, as crianças com uma vara, cuja ponta tem um objeto perfurante, tentam atingir com os olhos vendados e estourar o balão, que derruba os brindes no chão e é de quem pegar mais. Aqui no Brasil, ela se chama quebra–panela e, ao invés do balão, as crianças tentam quebrar uma panela de barro, o que é mais difícil, pois além de pontaria é preciso ter força.
URUGUAI
Esporte tradicional:
Basquete
Jogo tradicional:
FRANÇA
Esporte tradicional:
Ciclismo
Jogo tradicional:
Amarelinha
De origem francesa, a amarelinha chegou ao Brasil e rapidamente se tornou popular. A brincadeira consiste em um desenho formado por blocos numerados de 1 a 9, com semicírculos nas extremidades que são jogados com uma pedrinha que deve obedecer as paredes de cada bloco.
ARGENTINA
Esporte tradicional:
Basquete