Os intermeios da comunicação
A comunicação bem sucedida entre duas ou mais pessoas só é possível se uma entender a outra. Para entender o outro, cooperamos com ele. Cooperar, nesse caso, não é apenas fazer silêncio enquanto o outro fala, mas trabalhar com ele na produção de sentido.
“Quando conversamos, por exemplo, buscamos o tempo inteiro produzir sentido. Para isso relacionamos informações que já temos e procuramos nos orientar durante a conversa. Se alguém fala sobre pessoas, lugares, objetos, fatos, conceitos, etc. sobre os quais não temos conhecimento, dificilmente compreenderemos o que se quis comunicar. Assim, a compreensão é o maior objetivo da comunicação e a comunicação se dá pela linguagem.” (CORDEIRO, Lécio / 2009 p. 15).
Para comunicar é necessário estar disponível para ser capaz de receber e compreender, por isso o homem criou um grande número de meios de comunicação.
Comunicação é o processo de transmitir a informação e compreensão de uma pessoa para a outra. Se não houver a compreensao, não ocorrerá a comunicação, ou seja, não se efetivará.
FORMAS E MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Os componentes da comunicação são: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal de propagação, o meio de comunicação, a resposta (feedback) e o ambiente onde o processo comunicativo se realiza. Com relação ao ambiente, o processo comunicacional sofre interferência do ruído e a interpretação e compreensão da mensagem está subordinada ao repertório.
Vamos exemplificar, de acordo com o conceito de Gil (1994, p.33):
Uma pessoa (emissor) tem uma idéia (significado) que pretende comunicar. Para tanto se vale de seu mecanismo vocal (codificador), que expressa sua mensagem em palavras. Essa mensagem, veiculada pelo ar (canal) é interpretada pela pessoa a quem se comunica (receptor), após sua decifração por seu mecanismo auditivo (decodificador). O receptor, após constatar que entendeu a mensagem (compreensão), esclarece a fonte acerca de seu entendimento(regulamentação).