Marketing e os elementos promocionais
. Conceito de Propaganda: A propaganda significa diferentes coisas para diferentes pessoas. É um negócio, é uma arte, uma instituição, e um fenômeno cultural. (Thomas C. O’Guinn; Cris T. Allen e Richard J. Semenik, Adversing Cincinnari, Ohio South Western College Publishing 1998.)
Propaganda – É uma veiculação paga de uma campanha de um anunciante que visa persuadir as pessoas a comprarem seus produtos e/ou serviços.
Uma comunicação é classificada como propaganda, quando:
1. A comunicação for paga.
2. A comunicação precisa ser entregue a uma audiência via uma mídia de massa.
3. A comunicação precisa ser persuasiva.
É importante observar que a propaganda pode ser uma informação persuasiva não apenas acerca de um produto ou serviço, mas também acerca de uma idéia, uma pessoa ou de uma organização como um todo.
Um político usa a propaganda para vender suas idéias aos seus eleitores; um religioso tenta contagiar os fiéis de sua ideologia; uma organização busca a obtenção de uma imagem favorável para sua marca empresarial.
Folha 02/07
Uma propaganda é parte de uma campanha publicitária que visa obter a simpatia para idéias, produtos, serviços e pessoas. Um anúncio é uma mensagem específica que uma organização adota para persuadir uma audiência. E, uma campanha publicitária é constituída de uma série de anúncios apresentados de forma coordenada e, eventualmente, associada a eventos promocionais que comuniquem um tema ou uma idéia.
A comunicação é fundamental para a vida social. Propaganda é comunicação.
Um dado muito interessante sobre a repartição do bolo publicitário
TV aberta = 60%
TV fechada = 1%
Jornal = 22%
Revista = 9%
Rádio = 4%
Outdoo = 3%
Exterior = 2%
• Fonte: Meio e Mensagem – Intermeios 2000 – vendas aplicadas por região
Verbas aplicadas por regiões:
São Paulo = 37%
Sul do país = 16%
Rio de Janeiro = 12%
Nordeste e interior de São Paulo = 10%