Os impactos diretos e indiretos do pac
RESUMO
Este trabalho apresenta os conceitos, benefícios e malefícios do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) sobre a sociedade brasileira, onde será abordado a Usina de Belo Monte, mostraremos os pontos positivos e negativos dessa considerada maior obra do PAC, sendo alvo de intensos debates na região desde 2009.
INTRODUÇÃO
O Programa de Aceleração do Crescimento ( PAC), foi criado pelo Governo Federal Brasileiro, lançado em 28 de janeiro de 2007, com o objetivo de acelerar o crescimento econômico do Brasil, sendo uma de suas prioridades investir em infra-estrutura em áreas como: saneamento, habitação, transporte, energia, recursos hídricos, entre outros.
O PAC é composto por cinco blocos:
1- Medidas de infra-estrutura, incluindo a infra-estrutura social, como habitação, saneamento e transporte em massa( o principal bloco);
2-Medidas para estimular crédito e financiamento;
3- Melhoria do marco regulatório na área ambiental;
4- Desoneração tributária;
5-Medidas fiscais de longo prazo.
Em 2011 foi lançada a segunda fase do programa pelo governo Dilma. O PAC 2, com os mesmos objetivos do anterior, teve aporte de novos recursos, aumentanto a parceria com estados e municípios.Entre os anos de 2011 e 2014, o governo espera fazer investimentos, através do PAC 2, da ordem de R$ 955 bilhões.Estes investimentos tem sido de fundamental importância para aumentar o nível de emprego no país, melhorar a infra-estrutura e garantir o desenvolvimento econômico em todas as regiões do Brasil.
Este trabalho terá como foco, os estudos sobre o PAC no Meio Ambiente, tanto nos aspectos positivos quanto negativos, da obra da Usina do Belo