Pesquisa
ALUNO(S):
1. Ao se retirar a porção carboidrato da superfície de parasitos como o T. cruzi e a Leishmania, estes deixam de ser reconhecidos pelo sistema imune do hospedeiro. Por que isto ocorre?
2. A celulose obtida das fibras das sementes de algodão é resistente, fibrosa e completamente insolúvel em água. Diferentemente, o glicogênio, obtido de músculos, se dispersa rapidamente em água quente formando uma solução turva. Embora estes dois tipos de polissacarídeos tenham propriedades físicas bastante diferentes, eles são compostos de moléculas de D-glicose e tem pesos moleculares semelhantes. Quais as características estruturais provocam estas propriedades tão diferentes? Quais as vantagens biológicas de suas respectivas propriedades físicas?
3. O processo de digestão dos carboidratos começa na boca, pela ação da amilase, e termina no intestino, pela ação das enzimas malatase, lactase e sacarase. Quais os monossacarídeos são produzidos pela ação destas enzimas sobre os seus respectivos substratos?
4. Explique porque o ATP pode ser substrato e ao mesmo tempo inibidor da fosfofrutoquinase.
5. Por que a glicose é fosforilada quando entra na célula?
6. Defina o que é fosforilação em nível do substrato.
7. Os músculos esqueléticos brancos têm baixa concentração de mioglobina, mitocôndrias e glicogênio. Como estes músculos obtêm ATP para a realização da contração muscular? Por que a velocidade de contração destes músculos é mais rápida e eles têm resistência mais baixa do que os músculos vermelhos? Suponha que os músculos brancos sejam desprovidos da enzima lactato desidrogenase (cataliza a reação piruvato lactato) eles seriam capazes de desenvolver atividade física intensa, ou seja, gerar ATP em alta velocidade através da glicose? Explique.
8. Em que locais da célula ocorrem a glicólise, o ciclo do ácido cítrico e a cadeia respiratória? Qual a importância da compartimentalização destes processos?
9.