OS IMBANGALAS
No processo de formação da colónia portuguesa Angola, no século XVII, muitas guerras foram travadas para aumentar os fluxos do tráfico negreiro. Rainha Ginga, Nzinga Mbandi, é a líder da resistência do povo do Ndongo, que estava sendo ameaçado pelos avanços europeus, ao mesmo tempo em que bandos de guerreiros nômades destruíam a produção tradicional dos Mbundo. Estes bandos eram os Kilombos Imbangalas, os Jagas que as fontes descreveram como canibais e selvagens. Os Imbangalas desempenharam num papel ambíguo e central nas guerras angolanas, atuando tanto como mercenários para a captura de escravos, como guerreiros subordinados a Rainha Ginga em sua luta contra a invasão portuguesa.
OS IMBANGALAS.
Os Imbangalas ou Mbangalas eram 17 grupos de guerreiros angolanos e saqueadores que fundaram o Reino Kasanje século.
ORIGENS DA IMBANGALA
O Imbangala eram pessoas, possivelmente da África Central, que apareceram em cena em Angola durante o início do século 17. As origens das pessoas ainda são debatidas. É geralmente acordado que eles não eram os mesmos Jagas que atacaram o Reino do Congo durante o reinado de Alvaro I.
Na década de 1960, foi proposto que as tradições orais do Império Lunda sugeriu que ambos os grupos de saqueadores Jaga originado no Império Lunda e fugiram durante o século 17. Outra teoria é que os Imbangalas eram povos locais do sul da Angola originários do Planalto do Bié ou as regiões costeiras a oeste das Highlands.
A primeira conta testemunho da Imbangala, escrito por um marinheiro Inglês chamado Andrew Battell , que viveu com eles por 16 meses , em torno de 1600-160 , os coloca firmemente nas regiões costeiras e planaltos de Angola moderna , ao sul do rio Kwanza . Seus líderes Battell disse que eles tinham vindo de um lugar chamado " Elembe " e que tinha se originado a partir de uma "página" no seu exército. A história de Battell foi publicado por Samuel Purchas