Batalha de ambuíla
Ambuíla é uma vila e município da província do Uíge, em Angola.
O município tem 4 799 km² e cerca de 17 mil habitantes. É limitado a Norte pelos municípios de Bembe e Songo, a Este pelo município do Uíge, a Sul pelos municípios de Quitexe e Nambuangongo, e a Oeste pelo município de Nzeto. É constituído pelas comunas de Ambuíla ou Nova Caipenba e Quipedro.
A Batalha de Ambuíla foi uma batalha que ocorreu em 29 de outubro de 1665 entre as forças do Reino de Portugal e do Reino do Congo. O Rei António I do Congo, do Reino do Congo, foi derrotado e decapitado.
Na Batalha de Ambuíla sobre, derrotaram as forças do Reino do kongo e António I do kongo, chamado também Vita Nkanga, terminando a régua nativa desse reino. Portugal e o kongo tinham sido sócios negociando por quase dois séculos; entretanto, o kongo estava tentando controlar comércio slave, que disrupting sua sociedade. As réguas do kongo tinham adotado rapidamente o christianity e fizeram exame mesmo de nomes portuguese, mas os portugueses foram concernidos mais com o sucesso comercial de seu relacionamento. O português e seus aliados agrupados em sua cidade. Sob Luís Galopa de Sequeira, um soldado de parentage portuguese e africano misturado, as forças portuguese foi centrado em um grupo de 450 musketeers e de luz dois. O exército do kongo incluiu um grande número forças peasant irregulares e os archers as.well.as um regiment do musket de 380 homens, 29 deles português conduziram perto Pedro Dias de Cabral, que era também de heritage Portuguese-Africano misturado. António carregou os arquivos e o Tesouraria do estado com ele para impedir um rival que apreende os do capital em sua ausência.
A batalha de Ambuíla - 29 de outubro de 1665
O exército português tinha ordem para ir ocupar as minas situadas no outeiro do Embo. Seguiria por Cazoangongo, em direcção às terras do Dembo D. Francisco Sebastião, e daí, atravessando o rio Dande, caminharia entre os Dembos de Mutemo-a-Quinguengo e Ambuíla,