Os grandes biomas terrestres
As esferas da terra.
Como ilustra a figura acima, a terra compreende várias esferas, intimamente relacionadas entre si. Na verdade, a litosfera, a atmosfera e a hidrosfera formam um único conjunto – a biosfera é a parte da terra onde estão os seres vivos. A biosfera é integrada por grandes conjuntos denominados biomas. Cada bioma é representado por um tipo de vegetação principal, que lhe confere uma característica visual própria.
Principais biomas do mundo A distribuição dos biomas terrestres e seus tipos de vegetação e fauna estão estreitamente ligados ao clima, uma vez que são as diferentes condições de temperatura, chuva e incidência de luz solar nas varias regiões do planeta que facilitam ou impedem a existência de qualquer tipo de vida. Os biomas se desenvolvem, nos mais diferentes tipos climáticos, ou seja, nas regiões temperadas, frias, de clima tropical, em áreas secas ou montanhosas.
Biomas das regiões temperadas e frias A tundra, a taiga, a floresta temperada, as pradarias, as estepes e a paisagem mediterrânea são biomas típicos das regiões temperadas e frias.
Tundra:
Formada há cerca de 10 mil anos, a tundra é o bioma mais jovem e mais frio da terra. A maior área de ocorrência desse bioma são as regiões próximas do oceano Glacial Ártico: Alasca, norte do Canadá, Groenlândia, norte da Rússia e da Escandinávia. Devidos á localização dos lugares onde se forma, também é chamada de tundra polar. Nas áreas de tundra polar, os solos permanecem gelados a maior parte do ano, assim como os rios e o lagos. Esse tipo de solo é chamado de permafrost.
Taiga:
Também chamada de floresta boreal, porque ocore apenas no hemisfério norte, entre as latitudes de 50° e 60° N. Esse é um bioma típico de áreas de clima temperado continental, com invernos mais rigorosos, queda de neve e verões quentes. Os solos de modo geral, são poucos férteis e congelam no inverno. Podemos dizer que a