As Artes Visuais Digitais e os Avanços Tecnológicos
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
Curso de Licenciatura em Artes Visuais Digitais
Disciplina: PCCCIII
Professor Executor(a):
Tutor Virtual:
As Artes Visuais Digitais e os Avanços Tecnológicos
Nome: Nazário da Costa Brandão
Recife
2013
O projeto de pesquisa aqui proposto surge de um interesse pessoal interdisciplinar estabelecido entre a arte visual digital e outros campos de conhecimento, devido ao meu interesse em questões filosóficas e cientificas que se cruzam com a arte e que revelam a face de nossa época.
A pesquisa tem por objetivo principal, contribuir para uma reflexão sobre os novos meios e processos artísticos e tecnológicos interdisciplinares utilizados na pós-modernidade, investigando movimentos artísticos contemporâneos que, trabalhando na fronteira entre arte, ciência e tecnologia, rompem com a concepção de arte contemplativa, reivindicando a participação do “observador” na concepção da obra.
Vivemos em um tempo em que nada acontece fora do universo tecnológico e a cada momento nos vemos diante da interação homem-máquina. A criação artística abre inúmeras possibilidades para essa confluência de conhecimentos que aproxima ciência, tecnologia e fazer artístico (DOMINGUES,1997). Meu interesse está voltado especialmente para a interatividade que une tecnologia e arte, um tema que acredito ser pertinente não somente para artistas e teóricos, mas para todos que buscam uma melhor compreensão do tempo e da cultura em que vivemos.
No entanto, o que se pode observar, é que as novas mídias surgiram provocando um grande abalo nas estruturas da arte, ampliando suas dimensões. Entretanto, devemos tomar cuidado para não transformá-la em uma limitação. A tecnologia deve ser usada na arte como uma nova opção mediadora. Os artistas tecnológicos devem se certificar de que não estão apenas explorando possibilidades tecnológicas ao invés de usar esse meio como um