DESIGN DE Comunicao
É uma disciplina que junta o território do design e o de desenvolvimento de informação. Foca-se tanto na criação e transmissão de informação, como na forma como os vários media comunicam com as pessoas. Age no que começou por ser um campo de estudo e trabalho da arte comercial e, respondendo aos avanços sociais e tecnológicos, abrange vários meios de comunicação.
O termo é utilizado como sinónimo de comunicação visual, mas com uma definição mais vasta, que abrange todos os sentidos (visuais, auditivos, olfativos ou táteis) e meios envolvidos no processo de comunicação (Gráficos ou digitais - como posters, cartazes, vídeos ou websites), envolvendo em muitas das concretizações um mínimo de dois (website por exemplo, envolvemos o visual e o auditivo, num livro o visual e o tátil).
O design de comunicação procura atrair, inspirar, criar desejos e motivar a audiência para responder às mensagens, com vista a produzir um impacto favorável na perceção das mesmas, cuja finalidade pode passar pela construção de uma marca, pelo aumento das vendas, ou a resolução de uma questão humanitária.
Encontram-se, ao nível das subdisciplinas e de uma forma indicativa, a publicidade, direção de arte, gestão de marca, estratégia de conteúdos, escrita criativa (copywriting), editorial, redação, design de informação, comunicação de marketing, artes performativas, apresentação e artes visuais.
Centra-se no ato criativo para nele recolher ideias que recoloquem e reformulem os problemas, para depois passar para a sua resolução.
O que faz um Designer de comunicação?
Profissional que projeta e executa projetos de comunicação visual de diferentes gêneros e formatos gráficos para peças publicitárias como livros, websites, painéis, jornais. Desenvolve e aplica elementos criativos e estéticos de comunicação visual gráfica. Cria ilustrações, aplica tipografias, desenvolve elementos de identidade visual de peças. Controla, organiza e armazena materiais físicos e digitais