Biomas Brasileiros
Bioma é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e que podem ser identificados a nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria.
Amazônia
A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do planeta. Além da floresta úmida de terra firme, apresenta diferentes tipos de matas, campos abertos e até espécies de cerrado. Além disso, é de fundamental importância para o equilíbrio da Terra, pois seus rios representam cerca de 20% das reservas de água doce do planeta. No Brasil, a Floresta Amazônica abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e ainda uma pequena área do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.
A Floresta Amazônica abriga uma infinidade de espécies vegetais e animais, por exemplo, são cerca de 1,5 milhão de espécies vegetais catalogadas. Entre os animais, a maior parte é de insetos, mas a floresta abriga também grande variedade de macacos e aves.
Caatinga
A Caatinga é o ecossistema predominante no nordeste do Brasil. Sua vegetação típica é seca e espinhosa, por causa da falta de chuvas durante grande parte do ano. Alguns animais que fazem parte da caatinga são os lagartos (como o teiú), serpentes (como a cascavel e a jararaca) e aves como a seriema, pomba-de-bando, quenquém e juriti.
Pantanal
A região é formada por uma variedade de ecossistemas que são periodicamente inundados, apresentando, por isso, uma fauna bastante diversificada. A presença de ouro e diamantes na baixada cuiabana e nas nascentes dos rios Paraguai e São Lourenço vem atraindo milhares de garimpeiros, cuja atividade causa o assoreamento e compromete a produtividade biológica de córregos e rios, além de contaminá-los com mercúrio.
Cerrado
É constituído por árvores relativamente baixas (até vinte metros), distribuídas entre arbustos e