Biomas brasileiros e suas peculiaridades.
Os biomas são geralmente caracterizados e identificados por suas plantas mais abundantes, razão pela qual falamos em formações fitogeográficas.
Os principais biomas terrestres são: Tundra, floresta boreal, floresta Floresta Boreal ( Taiga )
A Taiga, também conhecida como floresta de coníferas ou floresta boreal, localiza-se exclusivamente no Hemisfério Norte, encontra-se em regiões de clima frio e com pouca humidade. Distribui-se ao longo de uma faixa situada entre os 50 e 60 graus de latitude Norte e abrange áreas da América do Norte, Europa e Ásia. Localiza-se, portanto, a Sul da Tundra. O clima é subártico, com ventos fortes e gelados durante o ano todo. Estas florestas são frias e recebem pouca precipitação, 40-100 cm anualmente. As estações do ano são duas, Inverno e Verão. O Inverno é muito frio, longo e seco, caindo a precipitação sob a forma de neve; os dias são pequenos. O Verão é muito curto e úmido e os dias são longos.
Os valores da temperatura oscilam entre -54º e 21ºC.
O solo é fino, pobre em nutrientes e cobre-se de folhas e agulhas caídas das árvores tornando-se ácido e impedindo o desenvolvimento de outras plantas. A vegetação é pouco diversificada devido às baixas temperaturas registradas. As florestas boreais demoram muito tempo a crescer e há pouca vegetação rasteira. Aparecem, no entanto, musgos, líquenes e alguns arbustos.
-Biomas brasileiros:
-Floresta Amazônica
-Mata Atlântica
-Campos cerrados
-Caatinga
-Campos limpos ou pampas
-Pantanal
- Floresta Amazônica
A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo. Sua maior parte localiza-se no território brasileiro, do qual cobre cerca de 40%.