os fins e os meios que ética para a vida humana
Nos últimos anos registou – se um crescimento acelerado da população urbana em Angola.
Em função dos avanços tecnológicos, esta população vem apresentar mudanças marcantes nos hábitos de consumo. Com isso, o lixo produzido, é cada vez maior e de qualidade diversificada, contribuindo para uma serie de problemas de ordem sanitária, ambiental económica e social.
Por causa de fatores diversos, como a escassez de recursos financeiros, a falta de apoio técnico e a falta de consciência em relação aos prejuízos que o lixo acarreta à saúde da população e ao meio ambiente, os municípios parecem enfrentarem sérias dificuldades com a coleta e destinação do seu lixo.
Não há qualquer vantagem em deixar a solução para depois. Um município pode por exemplo, não estar registar ainda consequências graves da poluição ambiental sobre a saúde da população. Mas elas podem aparecer se o problema for negligenciado.
Definição
O que é o lixo ? – É todo e qualquer material proveniente das atividades humanas que não serve mais e, por isso , é jogado fora. Pode ser também gerado pela natureza. O Lixo é produzido tanto em aglomerações urbanas quanto em zonas rurais.
Tipos de lixo
Os Tipos de lixo são:
- Lixo domiciliar
- Lixo: de estabelecimentos comerciais
- Lixo: de feiras e mercados
- Lixo: Industrial, quando não tóxico ou perigoso
- Lixo: de Unidades de saúde - Lixo: de animais mortos e pequenos portes
- Lixo: folhas e podas de árvores
- Lixo : Entulhos de construções
Tratamento do lixo
Formas de tratamento do lixo:
Aterro sanitário: é a forma de disposição final do lixo urbano no solo, seguido de normas específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e minimizando o impacto ambientais; O lixo é disposto em camadas cobertas com material inerte, geralmente solo. Além disso são construídos