Os fins da ação ética
• Conceito de Ética:
De forma simplificada, pode-se afirmar que ético é um modelo de conduta humana que seja capaz de guiar o indivíduo, concomitantemente, ao bem pessoal e ao bem público - no sentido de bem coletivo, do que é bom para a sociedade.
• A Ética e o Direito:
No direito romano existe uma citação onde se lê: “Alteram non laedere, honesta vivere e suam cuique tribuere”. Em outras palavras: “Não lesar a outrem, viver honestamente e dar a cada um o que é seu.”
Nesse propósito, concorrem juiz, advogado e Ministério Público.
É errôneo estabelecer hierarquia entre esses participantes da tarefa de fazer Justiça. Assim já dizia Calamandrei: “O juiz que falta ao respeito devido ao advogado, ignora que beca e toga obedecem à lei dos vasos comunicantes: não se pode baixar o nível de um, sem baixar o nível do outro.”
OS FINS DA AÇÃO ÉTICA
Todas as éticas, por finalidade, elegem “o melhor” como sendo comportamento humano. Porém, por melhores que sejam sempre nos fazem assumir os riscos do caminho e as conseqüências
Contudo, isso quer dizer, que existe a liberdade da escolha ética, mas que essa liberdade tem suas responsabilidades nos riscos e nos resultados.
Em todas as correntes e orientações éticas há uma preocupação estável da qual é orientar a conduta humana para “o melhor”. Entretanto, o significado da expressão “o melhor” varia com inúmeros valores e tendências, já que não tem como existir uma única forma da conduta ética.
Pode se disser que a ética acompanha o homem desde seu primórdio, já que o mesmo não lhe adquire com a vida, e sim vai crescendo, fortalecendo durante a vida humana. E, com isso, mudam sua concepção de autoconsciência, racionalidade, presença de alteridade...
Em afirmação, a ética não nasceu pronta, mas sim acompanha o homem em seu percurso existencial e histórico, sendo assim, está ao seu lado em seus envolvimentos socioculturais.
Por fim, as normas éticas convivem com outras normas e forças sociais (econômicas,