Trabalho de sexualidade
R.: O termo transexualidade re refere à pessoa que se sente uma vivência e um pertencimento à outro gênero divergente do seu sexo biológico, como exemplo um homem sentindo e vivendo como uma mulher ou vice-versa. Alguns indivíduos recorrem a tratamentos hormonais, psicológicos e cirúrgicos. O travestismo se refere a pessoa, mais comum do sexo masculino, que adotam comportamentos, traços, vestimentas femininas, conhecidos como travestis masculinos. Há mulheres que adotam trajes, comportamentos masculinos, conhecidos como travestis masculinos. Há casos que indivíduos injetam silicones industriais no corpo, para adquirirem traços femininos. As aproximações podem ser: • O ato de querer se vestir, se comportar como como o sexo oposto ao seu biológico; • De recorrer a intervenções cirúrgicas, em alguns casos, para definir seus corpos para que se pareçam mais como o sexo oposto. Os distanciamentos podem ser: • A pessoa transexual vive, sente como o sexo oposto ao seu biológico, em alguns casos, fazendo cirurgias, tratamentos com hormônios e psicológicos, almejando vivenciar e demonstrar com mais prazer a sua escolha. • O travestismo a pessoa tem comportamentos, vestes, acessórios do sexo oposto ao seu biológico, não chegando ao ponto de realizar intervenções ou tratamentos radicais médicos como no caso do transexualismo.
1. No livro você encontra várias definições do que é gênero. Escolha a definição que se mostrou mais clara e compreensiva para você.
R.: Segundo Goellner, o gênero pode ser definido como uma condição social , através de uma construção histórica e cultural da sociedade, que identifica as características anatômicas que diferenciam homens de mulheres e vice-versa. (Silvana Vilodre Goellner, 2011, p.17)
2. A temática da sexualidade foi abordada em vários textos. Extraia de um deles, um