Trabalho de Sexualidade humana
Diferente do que muitos pensam, sexualidade pouco tem ligação com o sexo. Porém, não há como falar destes assuntos tão diversificados sem falar dos adolescentes.
Quando tocado, o assunto "sexo" juntamente com o assunto "sexualidade" provoca inúmeras e diversas formas de tabu. Isso decorre de como o tema nos foi apresentado em casa, por nossos familiares, ou em quem nos inspiramos.
Sexualidade (diferente de sexo), é a procura por amor, intimidade, e contato expressado na forma do "sentir".
A sexualidade influencia no comportamento, nos pensamentos, interações, e, inclusive nas atitudes.
Adolescência:
A palavra “adolescência” vem da palavra latina “adolesco”, que significa crescer.
É uma fase cheia de questionamentos e incertezas, que se caracteriza por uma intensa busca de "si mesmo", os padrões estabelecidos são questionados, bem como criticadas todas as escolhas de vida feita pelos pais, buscando assim a liberdade e conhecimento.
Passamos por diversas mudanças durante a vida, mas na saída da infância (Fase compreendida pela psicologia dos 0-12 anos de idade), deixamos parte de quem somos para trás, e começamos a nos conhecer melhor, e assim desenvolver uma nova identidade, que se aproxima das mudanças físicas e psíquicas do nosso corpo.
Na adolescência, Procura-se afeto, carinho, compaixão e apoio moral e emocional para sentir-se com certa estabilidade, buscando equilíbrio para "encarar a nova fase" da vida.
Como a adolescência é um período também muito marcado pelo desenvolvimento dos hormônios (principalmente e em grande escala o sexual) o adolescente busca aproximação afeto-amorosa, por isso são freqüentes as paixões platônicas, surgem também, os primeiros interesses e experiências sexuais.
“A adolescência, não é apenas o período em que ocorrem acentuadas modificações somáticas sob a regência da constelação endócrina, mas aquela etapa evolutiva onde se cristaliza o processo de aquisição da individualidade, com todos os comemorativos