Hidrostatica
A higienização dos alunos dentro da sala da piscina é de extrema importância, porém de difícil controle, por isso o professor deve ser rigoroso e manter cuidadosamente um padrão geral de higiene na piscina a fim de evitar doenças e inflamações.
O professor deve se atentar aos seguintes cuidados: * Andar na área da piscina - evitar o uso de calçados em volta da piscina, pois a sujeira trazida da rua pode ser transferida para o pé de outro aluno antes de entrar na piscina. * Banheiro e assoar o nariz - Encorar que os alunos usem o banheiro e assoem o nariz antes de entrarem na piscina, evitando que se faça dentro da água. * Lavapés e duchas - lavar os pés e tomar uma ducha antes de entrar na água para limpar o aluno de sujeiras naturais. * Curativos e ataduras - se houver uma ferida aberta sob o curativo ou atadura o professor deve impedir que o aluno entre na piscina. * Inspeções dos pés e erupções na pele - o professor deve inspecionar os pés dos alunos e sua pele para detectar e evitar que alunos com verrugas, pé de atleta e outras erupções ou manchas na pele entrem na piscina sem avaliação médica, pois podem ser doenças contagiosas. * Distúrbios respiratórios, tosses e resfriados - o aluno que sofre uma crise de bronquite, assim como quem está resfriado, não deve frequentar a piscina evitando cuspir e tossir na água.
HIDROSTÁTICA
Hidrostática é o estudo da flutuação e a capacidade de flutuar, o matemático grego Arquimedes é considerado o descobridor dos fundamentos necessários para um corpo flutuar sobre água, ele chegou à conclusão que um objeto só flutuará se a densidade do mesmo for menor que a densidade do fluido (água), para descobrimos a densidade basta dividirmos o peso por seu volume.
É importante lembrar que existem diversos fatores que podem alterar a flutuabilidade do nadador, como a pressão da água que faz com que se o corpo do nadador estiver sob a superfície da agua, maior será a intensidade de