OS FATORES DETERMINANTES DA RETOMADA DO CRESCIMENTO ECONOMICO BRASILEIRO A PARTIR DE 2004.
Os fatores determinantes para a retomada do crescimento econômico brasileiro a partir de 2004 foram: ampliação do mercado interno e cenário internacional favorável.
O cenário internacional foi favorável neste momento porque houve uma grande disparada no preço das commodities, tendo um crescimento de aproximadamente 200% entre 2004 e 2008. Esse aumento ocorreu para atender a demanda da China que estava em forte processo de industrialização e demandava grande quantidade de matérias primas, e o Brasil se beneficiou por ser um grande produtor e exportador destas commodities.
A ampliação do mercado interno foi realizada com base em algumas ações principais que foram a expansão do crédito, aumento real do salário mínimo e políticas sociais. Neste momento o Estado retoma o papel no estímulo ao desenvolvimento e no planejamento de longo prazo. O desenvolvimento econômico e social foi acelerado mantendo-se a estabilidade macroeconômica, e isso só foi possível com o controle da inflação, redução do endividamento do setor público e diminuição da vulnerabilidade das contas externas do país diante de choques internacionais.
Logo no inicio do governo Lula, foram tomadas algumas medidas como, por exemplo, o aumento da meta de resultado primário do setor público, para deixar claro aos agentes financeiros o nível de comprometimento do governo com o equilíbrio fiscal e para reduzir os receios com um eventual aumento explosivo na dívida pública. Após este período inicial o governo iniciou uma política econômica desenvolvimentista, que promoveu uma aceleração no crescimento econômico do país, entre 2003-2005 o crescimento médio anual do PIB (Produto Interno Bruto) foi de 3,2%, já no período 2006-2008 esse crescimento se elevou para 5,1%, ou seja, intensificou-se o crescimento.
O aumento substancial do salario mínimo neste período foi um dos fatores importantes para este crescimento, pois