Resenha texto morro velho de Milton Nascimento
1) CREDENCIAIS DO AUTOR Milton nascimento (Rio de Janeiro, 26 de janeiro de 1942), é um cantor e compositor brasileiro, reconhecido mundialmente como um dos mais influentes e talentosos cantores e compositores da música popular brasileira. Mineiro de coração, tornou-se conhecido nacionalmente, quando a canção “travessia” composto por ele ocupou a segunda posição em um festival internacional.
2) RESUMO DA OBRA
No texto “Morro Velho” de Milton Nascimento fala sobre: A infância de dois amigos no sertão. Suas brincadeiras de meninos, sem nenhuma maldade de gênero, raça ou credo.
No parágrafo inicial Milton Nascimento destaca um cenário: lindo e verdinho, onde tudo cresce.
“No sertão da minha terra, fazenda é o camarada que ao chão se deu, fez a obrigação com força, parece até que tudo aquilo ali é seu, só poder sentar no morro, e ver tudo verdinho, lindo a crescer. Orgulhoso camarada, de viola em vez de enxada” (NASCIMENTO, 1971, cap. 2).
No segundo parágrafo o autor fala sobre as diferenças raciais e sociais, que quando criança, os personagens, não se dão conta, de que existem diferenças, querem apenas serem livres e brincar.
O problema é que no nosso caso, o preconceito está fundamentalmente nos caracteres físicos. A discriminação “cultural” vem a reboque da física, pois os racistas acham que “tudo que vem de negro, de preto” ou é inferior ou é maléfico (religião, ritmos, hábitos, etc.) (BENTES apub MUNANGA, GOMES, 2006 p.175).
No terceiro e último parágrafo o autor abrange a educação, diferenças sociais, onde o filho do mais favorecido vai à cidade grande estudar, enquanto, o amigo, “filho do pobre”, fica no mesmo lugar, sem nenhuma perspectiva de mudança, fala ainda das mudanças das pessoas, com o passar dos tempos, pois seu amigo já não é mas o mesmo, agora é homem feito, estudado, casado, e que agora sai da posição de amigos, pra ocupar a