Os estados físicos da água
De um modo geral, as partículas que compõem uma substância podem se organizar de diferentes formas. Essas diferentes formas estão relacionadas ao seu estado físico.
As partículas podem estar mais unidas ou mais afastadas, de acordo com as condições de temperatura e de pressão a que a matéria esteja sendo submetida.
Alterando essas condições, podemos efetuar mudanças no estado físico da matéria.
Basicamente, os estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso.
1.0 Os estados físicos da matéria. O estado físico depende das condições de pressão e de temperatura locais e é uma característica (propriedade) de cada tipo de matéria, ou seja, nas mesmas condições de pressão e temperatura alguns tipos de matéria encontram-se no estado gasoso, outros, no estado líquido e outros, no estado sólido.
1.1 Estado sólido É aquele em que as partículas que constituem a matéria estão mais organizadas e possuem menor energia cinética. No estado sólido a matéria possui volume e forma próprios. Exemplos de materiais encontrados no estado sólido em condições ambientes (25 °C e 1 atm): ferro, areia, grafite, madeira, ouro, prata e outros.
Figura . A água no estado sólido em forma de cubos de 27 cm³.
1.2 Estado líquido O grau de organização das partículas que constituem a matéria no estado líquido é menor do que no estado sólido, mas a energia cinética das partículas é maior, pois elas possuem maior liberdade de movimento. No estado líquido a matéria possui volume próprio, mas forma variável. Exemplos de materiais encontrados no estado líquido em condições ambientes (25°C e 1 atm): álcool etílico, água, vinagre, gasolina, ácido sulfúrico.
Figura . Um litro de água líquida (nas mesmas condições de temperatura e pressão) pode adquirir diversas formas, conforme o recipiente que o contém.
1.3 Estado gasoso É aquele em que as partículas que constituem a matéria estão mais desorganizadas e possuem