Estados físicos da água
Em conseqüência das mudanças de temperatura, a água sofre transformações, podendo passar de um estado para outro. Estes são: líquido, sólido e gasoso.
Líquido: se encontra na maior quantidade no planeta. A água no estado líquido, não possui forma própria. Outra curiosidade é que a quantidade de água não muda quando transferida de um local para outro. A temperatura é um fator responsável por manter ou transformar a água em seus três estados físicos. Sólido: é característico por possuir uma forma definida como, por exemplo, a de um cubo de gelo. É importante saber que a água pura se congela a temperatura de zero grau Celsius, quando a pressão atmosférica é normal, ou seja, encontrada a nível do mar.
Se pudéssemos enxergar as pequeníssimas partículas que compõem a água, notaríamos que estão bem juntas umas das outras e ocupando posições fixas, característica esta do estado sólido. Gasoso: somos levados a pensar que a água no estado gasoso é qualquer forma de vapor-d'água. Na verdade, o vapor- d'água é diferente de água no estado gasoso. No estado gasoso, as partículas ficam muito afastadas umas das outras e não formam pequenas gotas como no vapor. A água no estado gasoso, bem como no de vapor-d'água, ocupa espaço, como no estado líquido, que se adapta aos recipientes em que se encontra. A diferença está no fato de que, se não tamparmos o recipiente que contém água neste estado físico, a água escapará para a atmosfera e ocupará um maior espaço. Então além de não ter forma definida, o estado gasoso pode também ocupar espaços ou volumes diferentes.
Mudanças dos estados físicos da água
Solidificação: passagem da água ou de qualquer outra substância da fase líquida para a fase sólida.
Fusão: passagem da água ou de qualquer outra substância da fase sólida para a fase líquida.
Vaporização: passagem da água ou de qualquer outra substância da fase líquida para a fase gasosa. Condensação: passagem da água ou de