OS EQUINODERMOS
Alguns dos mais conhecidos habitantes dos oceanos, como as estrelas-do-mar, as bolachas-da-praia e os ouriços-do-mar, pertencem ao filoEchinodermata (do grego echinos, espinhos, ederme, pele). Como sugere o seu nome, os animais desse grupo apresentam espinhos na pele. São encontrados exclusivamente em ambiente marinho. São bentônicos, isto é, vivem fixos ou locomovem-se junto ao leito oceânico. Todos equinodermos são isolados e têm vida livre, e não há no grupo nenhum representante parasita.
Apesar de serem invertebrados, possuem uma série de características próprias dos vertebrados, como veremos a seguir.
2. Estrutura Corporal
Os equinodermos são animais triblásticos celomados. Ao contrário dos demais invertebrados, o orifício embrionário primitivo (blastóporo) dos equinodermos não dá origem à boca, mas ao ânus. Portanto, assemelham-se mais aos vertebrados que, assim como os equinodermos, são por isso chamados de animais deuterostômios.
Apresentam simetria radial, geralmente com o corpo podendo ser dividido em porções semelhantes em quantidade de cinco ou múltiplo de cinco. Devido a essa possível divisão, a simetria dos equinodermos é chamada pentarradial.
Também como característica comum com vertebrados, os equinodermos possuem um endoesqueleto de origem mesodérmica, formado por placas calcárias parcialmente articuladas. Dessas placas, partem os espinhos que se projetam para fora do corpo desses animais.
Uma outra característica marcante do grupo é a presença do sistema ambulacrário ousistema vascular aqüífero, conjunto de canais que apresenta funções de distribuição, trocas e de locomoção.
3. Organização Básica
A estrutura corporal dos equinodermas baseia-se na existência do sistema ambulacrário. Tomando como exemplo a estrela-do-mar, a face do corpo voltada para o solo ou outro substrato é a face oral; a oposta é a face aboral, onde está o ânus e a placa madrepórica. Essa placa é perfurada e permite a entrada de água do mar, que