Os Elementos da arte
A arte pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio de uma grande variedade de linguagens. O processo criativo se dá a partir da percepção com o intuito de expressar emoções e ideias, objetivando um significado único e diferente para casa obra.
Entretanto, através deste, explanarei sobre os elementos da arte que possuem três categorias gerais de classificação ou apreciação que são Forma, Conteúdo e Contexto.
ELEMENTOS DA ARTE
As obras de arte são geralmente bastante complexas, porém há três categorias gerais de classificação ou apreciação que podemos fazer sobre estas. Uma, considera a forma, outra o conteúdo e a terceira o contexto. Em cada uma destas categorias, há uma série de subcategorias que dão profundidade e variedade à apreciação das obras de arte visual.
FORMA
A forma ou a apreciação formal refere-se aos elementos gráficos e pictóricos que constituem uma obra de arte independente do seu significado (por exemplo, as cores de uma bandeira em vez do país que representa). Os elementos formais incluem características primárias da obra de arte que não contém nenhum significado semântico (ou seja, não transportam significado do mesmo modo que as palavras): estes elementos formais incluem o desenho ou figura, as linhas, a cor, a saturação das cores, os tons, as dimensões, a matéria, a escala, espaço, textura, etc.
As características formais secundárias são as relações entre as características primárias: Composição, equilíbrio, contraste, predominância, harmonia, movimento, proporção, proximidade, ritmo, semelhança, unidade e variedade.
CONTEÚDO
Podemos dizer que o conteúdo é a “mensagem”, qualquer que seja o modo como a informação está organizada. Um modo tradicional de organizar os conteúdos em Arte é o de classifica-los em categorias básicas de iconografia (signos, símbolos, sinais convencionais), aquilo