Os Efeitos Nocivos dos Cosméticos nos Seres Humanos
Os cosméticos estão inseridos em nosso dia-a-dia, desde um simples sabonete até a maquiagem mais sofisticada. Nosso corpo está sempre submetido a componentes químicos que afetam o nosso organismo, seja de uma forma boa ou não. Às vezes, esses produtos podem causar alguns danos à saúde por conta de certas substâncias contidas neles, mesmo que estejam de acordo com a lei, porque apesar da legislação brasileira ter como intuito a proibição de substâncias químicas nocivas ao organismo humano, análises – e comprovações – de cada ingrediente nos cosméticos, bem como suas reações com diferentes substâncias e em cada organismo são difíceis de prever. Além disso, cosméticos, por se tratarem de misturas de substâncias químicas (sejam elas sintéticas ou não), exigem certas precauções que muitas vezes seus usuários não tomam, como, por exemplo, usar o produto somente no local (parte do corpo) e para a função que ele indica.
Por isso, a sociedade cientifica tem se preocupado cada vez mais em realizar pesquisas para tentar erradicar os problemas que os cosméticos possam oferecer à saúde, afinal, eles são usados exatamente a favor da saúde e estética do indivíduo. Os esforços dos pesquisadores têm realmente conseguido desvendar algumas dúvidas quanto às patologias, identificando as substâncias nocivas e proibindo seu uso nos produtos. No entanto, existem estudos de certas substâncias em que ainda não é possível de se chegar a uma conclusão definitiva sobre suas ameaças, havendo muitas divergências, que variam de pesquisador para pesquisador.
Sendo assim, foram estudadas algumas substâncias polêmicas contidas nos cosméticos, observando os prós e contras de seu uso e os argumentos utilizados tanto pelos que são a favor de sua proibição quantos os que são contra. Também foi feita uma pesquisa a respeito dos efeitos nocivos – que neste trabalho serão abordados como fatores que possam comprometer negativamente a saúde do ser humano, acarretando doenças – que