trabalhos cia
Definições: É a probabilidade do material causar, direta ou indiretamente, ferimentos ou danos permanentes ou temporários ou incapacidade devido a uma exposição por contato, inalação ou ingestão.
Graus de perigos: Os graus de perigos à saúde devem ser classificados de acordo com as possíveis severidades dos efeitos à exposição numa emergência. Os critérios de cada grau de perigo estão listados em uma ordem de prioridade baseada na probabilidade de exposição. Para a determinação do valor referente ao perigo à saúde, devem-se considerar os dados a partir de todas as vias de exposição.
Risco Químico
Os riscos apresentados pelos produtos químicos dependem de sua reatividade. Não é possível estabelecer uma regra geral que garanta a segurança no manuseio de todas as substâncias químicas. É necessária uma avaliação, considerando não só as características físico-químicas, a reatividade e a toxicidade, como também as condições de manipulação, as possibilidades de exposição do trabalhador e as vias de penetração no organismo. Além disso, tem-se que considerar a disposição final do produto químico, sob a forma de resíduo, e os impactos que pode causar no meio ambiente.
Riscos de natureza físico-química
Os produtos químicos podem reagir de forma violenta com outra substância química, inclusive com o oxigênio do ar ou com a água, produzindo fenômenos físicos tais como calor, combustão ou explosão, ou então produzindo uma substância tóxica.
As reações químicas perigosas tanto podem ocorrer de forma exotérmica quanto podem provocar a liberação de produtos perigosos, fenômenos que muitas vezes ocorrem simultaneamente. Para prevenir os riscos devido à natureza química dos produtos, devemos conhecer a lista de substâncias químicas incompatíveis de uso corrente em laboratórios a fim de observar cuidados na estocagem, manipulação e descarte.
Exemplos de substâncias químicas incompatíveis
Substância
Incompatibilidade Reação
Ácidos minerais