filosofia
Curso Pedagogia
Disciplina Organização do Tabalo Científico
Professora Virginia França
Aluna Sâmmia Nathalia Souza Alves
Síntese da Organização do Trabalho Científico
Codó-MA
24-06-201
Síntese da Organização do Trabalho Científico
1. A Ciências Podemos dizer que ciência significa para muitos um conjunto de conhecimentos, mais podemos afirma que ciência é um conjunto de informações sistematicamente organizada e comprovadamente verdadeiras a respeito de determinado tema. De acordo com vários estudiosos conhecimentos científicos é objetivo por que descreve uma realidade independentemente do desejo desse pesquisador, mais se verifica ainda que o conhecimento científico lida com ocorrências ou fatos, isto é, com toda forma de existência que se manifesta de algum modo. A principio pode classificar a ciência como formais e empíricas. As ciências formais são as que se dedicam a estudar e analisar as quais unicamente se conta com a razão para fazer uma análise; por exemplo estas ciências podem ser a lógica e a matemática.
1.1 conhecimentos empíricos A ciência empírica são também chamadas de conhecimento popular ou comum. É aquele obtido no dia a dia, independentemente de estudos ou critérios de análise. Foi o primeiro nível de contato do homem com o mundo, acontecendo através de experiências casuais e de erros e acertos. A realidade é tão complexa que o homem, para apropriar-se dela, teve de aceitar diferentes tipos de conhecimento.
1.2 O Conhecimento Científico Ao contrário do empirismo, que fornece um entendimento superficial, o conhecimento científico busca a explicação profunda do fenômeno e suas inter-relações com o meio. Procura delimitar o objeto alvo, buscando o rigor da exatidão, que pode ser temporária, porém comprovada. Deve ser provado com clareza e precisão.
1.3 O Conhecimento Filosófico