Os dois lados da Revolução Agrícola
A técnica da agricultura foi uma das maiores descobertas do ser humano. Ela nos permitiu evoluir, sair da vida nômade, aprender a armazenar alimentos e também domesticar animais, contudo nos trouxe uma série de malefícios, como a devastação ambiental, que antes tinha menor impacto, pois eram poucos os recursos tecnológicos.
A agricultura surgiu no período Neolítico entre 9000 e 7000 a.C e até 3000 a.C já tinha se espalhado por toda a Europa. Segundo os historiadores, a agricultura foi descoberta pelas mulheres, que observaram que as sementes quando plantadas germinavam e davam origem a novas plantas.
Aos poucos o homem foi aprendendo a ver os melhores lugares e as melhores sementes para plantar, sendo que os primeiros momentos os produtos mais cultivados eram milho, cereais, raízes e o arroz.
Com o passar dos tempos, das mudanças da sociedade e desenvolvimento das novas tecnologias, o homem começou a causar maiores impactos ao meio ambiente. A revolução industrial foi decisiva para o modelo de sociedade que temos hoje: a capitalista, que se preocupa com o status e acumulação de capital. Isso faz com que as pessoas tenham mais do que necessitam e para que consigam isso tem que desmatar cada vez mais o meio ambiente.
A evolução humana é natural, mas o homem não consegue utilizar as técnicas e objetos que inventou de uma forma consciente. Por isso, vivemos hoje em um planeta cheio de problemas causados pela irracionalidade o ser humano, ao explorar seus recursos sem tomar medidas sustentáveis. Se não criarmos uma consciência mais tarde tudo aquilo que prezamos hoje não teremos, pois não haverá recursos de onde tirarmos.