OS DIREITOS DA CRIANÇA
No presente trabalho discutiremos sobre os direitos da criança como sujeito de direitos, baseado em leis que garantem educação a todos “criança e adolescente”. Discutiremos as condições de educação dos educandários, as condições em que trabalham os profissionais e também condições estruturais das escolas, que infelizmente não recebem toda atenção necessária do estado.
Com a importância de mostrar seus direitos que foram redigidos na lei estão sendo cumpridos como deveriam, mostrando o quanto é importante garantir a toda criança desenvolvimento social e integral.
Consta no estatuto da criança e do adolescente Cap. IV; Art. 53 “A criança e o adolescente te direito a educação visando pleno desenvolvimento de sua pessoa ... “ , com certeza toda criança e credora deste direito, sem distinção de raça, classe social, essa é a ideia que trabalha-se na faculdade, que os políticos prometem em suas campanhas, educação pra todos, ao menos essa é a realidade que deveria existir no país. A educação conseguiu vários avanços, mas ainda é carente em muitas escolas, as mudanças acontecem lentamente, e exige muita paciência de seus alunos, o que acaba fazendo com que muitos desistam no meio do caminho.
A educação e um direito da criança, ela deve ter acesso gratuito e obrigatório a escola, no entanto não basta dar a criança livre acesso, e não garantir uma educação de qualidade. É dever do estado garantir, que todos tenham oportunidades iguais, aqueles que moram na cidade, os do campo que precisam do transporte, aqueles com necessidades especiais precisam que a escola tenha estrutura para recêbelos, acesso a livros internet garantir igualdade sem deixar que haja diferenças para que a criança não se sinta excluído. Infelizmente ainda existe uma grande diferença entre escola particular aquela com grandes