Os diferentes sistemas dos serviços de saúde
1141 palavras
5 páginas
Os diferentes sistemas de saúde na América Latina têm se caracterizada por um desenvolvimento problemático: alocação equivocada de recursos, em termos do custo/beneficio; desigualdades no acesso e na qualidade dos serviços; falta de eficiência dos gastos, na utilização dos leitos e na distribuição de pessoal; e custos em níveis altos, advindos da disponibilidade de novas tecnologias combinadas à emergência de certas modalidades de seguro saúde. Particularmente, no caso da situação brasileira, pode ser acrescida a esses aspectos, a insuficiência de recursos financeiros para a saúde, bem como a iniqüidades das ações e serviços de saúde, lado a lado, e de outro lado, as repercussões sociais decorrentes da falta de direito de cidadania no cotidiano da saúde. É importante assinalar que o acesso aos serviços enquanto direito implica a adoção de modelos de sistemas de saúde que se contraponha às modalidades assistenciais organizadas por clientelas ou grupos sociais específicos como forma de eliminar ou restringir de forma acentuada o privilegia e a discriminação social. As desigualdades sociais na área da saúde manifestam-se por meio dos seguintes aspectos: no direito ao acesso; na distribuição dos recursos; na utilização dos serviços; nos resultados das ações de saúde; e no financiamento. É nesta perspectiva que a organização dos serviços públicos de saúde no Brasil será analisada.
Em 1923 adventos da Lei Eloy Chaves, começaram a ser criadas Caixas de Aposentadorias e Pensões, organizadas por empresas ou categoria profissional. As Caixas eram financiadas pelos empregados, pelas empresas e pelo governo. Sua criação e funcionamento eram objeto de regulação do Estado, embora fosse restrita sua capacidade efetiva de fiscalização.
Por outro lado, os serviços prestados pelos Institutos não eram homogêneos quanto à qualidade e grau de complexidade. Enquanto categorias mais organizadas e estabelecidas tinham excelentes estruturas de assistência médica, outras eram apenas