Os Diferentes Sistemas Coloniais
•
•
•
diferentes sistemas coloniais: dominação, exploração e modernização Tendo no congresso de Berlim estabelecido a Partilha da
África, a dominação efetiva do continente gerou guerras de conquista territorial e para submissão dos africanos até as vésperas da primeira guerra mundial.
Os governos imperiais visavam explorar economicamente o continente e a adaptá-lo à nova divisão internacional do trabalho como região periférica e subordinada.
A metrópole continha todo o poder , os africanos eram transformados em objeto da administração e sujeitos a leis, regulamentos e normas subordinadoras.
A dominação ideológica
As ideologias colonialistas podiam assumir a forma de
doutrinas filantrópicas, pragmático-utilitarista, racistas ou darwinistas.
As ideologias podiam ser cunho materialista ou idealista e no discurso “teórico” emergiam de forma pura, mas, na realidade e na pratica, combinavam diferentes aspectos e tinham uma base que era material.
Na realidade concreta a dominação e a exploração existem duas formas de dominação: a colônia e o protetorado. O elemento fundamental era a expropriação da soberania e a administração da população, com objetivo de implantar a economia de mercado, a propriedade privada e de explorar os recursos da região em beneficio dos senhores do imperio.
O processo de modernização da exploração
A conquista e a dominação da África levou as sua modernização ,
a primeira tática modernizadora foi a expropriação das terras consideradas vagas , tais terras foram concedidas a empresas metropolitanas a fim de implantar plantations.
Em varias regiões, tornou-se habitual a migração forçada ou voluntaria de “ trabalhadores contratados” para outras áreas da
África, ou até mais distantes, pra fugir dos trabalhos brutais e do empobrecimento e até mesmo pra conseguir sobreviver.
O deslocamento de população, o trabalho excessivo e subnutrição acabou por difundir doenças africanas ou importadas, que gerou epidemias mortais ou males