matemática
O Período Colonial brasileiro inicia em 1500 com a chegada oficial dos portugueses na
América e se encerra em 1822 com a independência. Pode-se caracterizá-lo genericamente como monocultor, latifundiário, escravista e agro-exportador.
A colonização do Brasil se insere dentro de um quadro maior de estruturação e expansão do capitalismo na Europa baseado, nesta fase inicial, no comércio. Três continentes – o americano, o africano e o asiático – serão sistematicamente explorados por nações europeias. Formou-se, então, um subsistema dentro do sistema capitalista: o Antigo Sistema
Colonial, no qual os países da Europa são as
metrópoles e os territórios dos continentes serão as colônias a exploradas. outros serem O Antigo Sistema Colonial estava alicerçado em três princípios básicos: Pacto Colonial,
Monopólio e Sistema de Portos Fechados. O
Pacto Colonial, funcionando como uma espécie de reserva de mercado, estabelecia que uma colônia somente poderia comercializar diretamente com a sua metrópole. Sobre a colônia seria estabelecido, ainda, o Monopólio ou seja, a colônia importa, da sua metrópole, manufaturados e todos os produtos de que necessita e exporta produtos tropicais e metais preciosos. Todos os portos da colônia estão fechados à presença de navios estrangeiros, ou seja, de outras metrópoles formando o sistema de Portos Fechados.
Antigo sistema colonial
• PACTO COLONIAL (Exclusivo Metropolitano)
• Metrópole = monopólio da exploração dos produtos coloniais
• Colônia = só compra produtos da Metrópole/ possibilidade de acumulação interna
O período pré-colonial (1500-1530)
O período colonial (1530-1822)
Nas três primeiras décadas do Período
Colonial, os portugueses não haviam encontrado especiarias de grande valor comercial e nem metais preciosos, por isso não ocuparam a colônia. Se dedicaram exclusivamente a exploração de pau-brasil.
Utilizam para a coleta de pau-brasil, a mãode-obra