Os dez princípios de Adan Smith
2.O custo de alguma coisa é aquilo que você desiste para obtê-la O custo de oportunidade de um item é o que se abre mão ao escolhê-lo.
3.As pessoas racionais pensam na margem Um tomador de decisão executa uma ação se, e somente se, o benefício marginal da ação ultrapassa o custo marginal.
4.As pessoas reagem a incentivos Como as pessoas tomam decisões por meio de comparação de custos e benefícios, seu comportamento pode mudar quando os custos e benefícios mudam. Ao analisarmos qualquer política, precisamos considerar não apenas seus efeitos diretos, mas também efeitos indiretos que operam por meio de incentivos.
5.O Comércio pode ser bom para todos O comércio não é uma prática esportiva; a vitória de um não significa a derrota do outro. O comércio pode ser um jogo em que os dois jogadores ganham.
6.Os Mercados são Geralmente uma Boa Maneira de Organizar a Atividade Econômica Por mais que indivíduos e empresas busquem o lucro pessoal e pensem individualmente, o resultado final é favorável à sociedade como um todo.
7.Às vezes os Governos Podem Melhorar os Resultados do Mercado Os mercados só funcionam bem se o direito à propriedade é respeitado. Ninguém investe na produção se não tiver garantias que este investimento estará protegido. Além disso, existem dois motivos genéricos para que o governo intervenha na economia:
• Externalidade: São os impactos das ações de uma pessoa ou empresa no bem-estar do próximo. Um exemplo é a poluição.
• Poder de Mercado: É a capacidade de algumas pessoas ou empresas de influírem indevidamente nos preços. O poder de mercado é nocivo à concorrência.
8.O Padrão de Vida de um País Depende de sua Capacidade de Produzir Bens e Serviços Quase todas as variações de padrão de vida podem ser atribuídas a