cerveja
É bem simples, mas precisa ser muito bem controlado para aumentar a eficiência da sua cerveja.
1 - Coloque 12 litros (pode usar a relação de 3 á 4 litros de água para cada quilo de malte) de água no caldeirão de fervura. Você pode deixar o termômetro dentro do caldeirão para facilitar a leitura.
2 - Acenda o fogo e deixe aquecer até a temperatura indicada na receita que estiver fazendo. Cada receita possui rampas de temperatura que devem ser seguidas.
3 - Quando chegar a temperatura correta, arreie (despeje) o malte e faça a correção da temperatura. Ele deve ficar na faixa indicada na receita.
4 - Controle a temperatura durante o tempo indicado na receita (rampas de temperatura).
5 - Você deve mexer o malte durante pelo menos 50% do tempo e toda vez que acender o fogo para corrigir a temperatura deve mexer o malte.
6 - Após dar o tempo da receita ou o Teste do Iodo dar negativo, aqueça a água até 76 graus, desligue o fogo e deixe descansar por no mínimo 10 minutos.
7 - Quando terminar os 10 minutos transfira o mosto para a tina de clarificação para iniciar o processo de Clarificação / Filtragem.
Processo de Clarificação / Recirculação
Um dos processos mais importantes da fabricação certamente é a Clarificação / Recirculação.
Nesta etapa da fabricação da Cerveja Artesanal, você verá uma grande mudança na cor do líquido. Inicialmente ele sai marrom, parecendo uma água barrenta, e após terminar o processo você terá um líquido com aparência muito próxima das melhores cervejas do mercado.
Dependendo do tipo de cerveja que estiver fazendo, não conseguirá um líquido quase transparente, principalmente quando estiver usando alguns tipos de malte, como o de trigo, torrado, Ale ou outros com coloração mais escura.
Você pode fazê-lo de duas formas:
1 - Processo Manual - Tirar o mosto pelo registro e jogar manualmente de volta na tina de clarificação (este é o processo que será mostrado aqui) com o auxílio de uma