Os dez pecados na produção científica em contabilidade no Brasil
Os dez pecados na produção científica em contabilidade no Brasil
Aluno:
Curso: Ciências Contábeis
Professor:
Maio 2014
Recife – PE
A contabilidade no meu Brasil vem crescendo quantitativamente, porém é preciso ficar atento para que esse crescimento seja qualitativo também, sabendo disso, existem 10 pecados ligados a produção cientifica da contabilidade, os quais devem ser evitados e serão explicados a seguir.
O primeiro pecado refere-se no não atendimento de quesitos fundamentais do assunto-tema-problema dando valor a importância, originalidade e viabilidade, os quais devem ser respeitados rigorosamente. Um tema pode ser considerado original quando seu conteúdo pode ser considerado inovador e útil, que não nos devemos conter com simplesmente entregar um trabalho, e sim entregar um trabalho com bom conteúdo.
O segundo pecado fala sobre as inadequações na elaboração do problema de pesquisa, refere-se a tipos de textos os quais não exigem uma resposta mais elaborada, textos os quais podem ser simplesmente respondidos com um “sim” ou com um “não”.
O terceiro pecado tem como tema os trabalhos sem passado, que é quando se fazem novos estudos e não acrescentam as informações anteriormente descobertas sobre este mesmo assunto e também estudos com informações que são consideradas irrelevantes.
O quarto pecado se refere a trabalhos nem abrangentes, nem aprofundados, fala que um trabalho cientifico deve enfatizar duas dimensões, abrangência ou profundidade no assunto, deve-se identificar o caso e decidir se tal caso deve ser apresentado com um estudo mais aprofundado ou com um estudo mais abrangente, um levantamento será de estudo abrangente. Já de um estudo de caso será mais aprofundado.
O quinto