Cuba
Este livro trata a história de um Obo de cabelo cinzentos que teve como missão encontrar os 5 poderes dos Moklins.
A história começa com um mago, Zuul, à procura de o Obo de cabelos cinzentos, que segundo a profecia iria salvar encontrar os 5 poderes dos Moklins.
Zull encontra o Obo, e descobre que é um jovem pastor, que se chamava Pipo Ritchu e que vivia numa recôndita aldeia nas montanhas de Sertânia, e então vai visitá-lo. Como Pipo não estava em casa pois estava a pastar, então Zull aproveita para falar com os pais, para os informar sobre a profecia e que iriam precisar de Pipo.
Entretanto um nobre cavaleiro vindo de Wizarth foi ao noroeste de Sertânia para falar com Batu Tor pois ele era da Família Tor, lendária pela sua bravura e coragem e que era procurada pelo Conselho de Feiticeiros de Wizarth com objectivo de proteger o Obo de cabelos cinzentos.
Batu aceita mas diz que não sabe manejar uma espada, só a sua “Dama” que era um martelo. Ele explica o facto que não sabe manejar uma espada, e que nem tinha ouvido falar do Obo de cabelos cinzentos, pois seus pais morreram quando ele ainda era uma pequena criança.
Como o nobre explicou Batu tinha de ir à cidade de Terdas para se encontrar com Pipo e Zull. Entretanto quando Pipo e Zull chegaram a cidade de Terdas, o mago sentiu a presença de Batu numa taverna e então eles foram procura-lo. Na taverna estava a haver confusão pois uns guardas de Terdas queriam prender o dono da Taverna por conspirar contra o Governador de Terdas, mas Pipo interveio e o guarda tentou dar-lhe uma chapada, mas Batu apareceu e não deixou e ai começou uma luta. Como os guardas estavam em vantagem ganharam e prenderam o dono, o Batu, o Pipo e o Zull.
Na prisão o Dono da taverna que se chamava de Magnus, contou que Terdas estava a ser governada sobre a influência do Imperio Demoklus, ou seja o Governador Debilis (que se chamava antes de Zavo e era amigo de Magnus) era