os cristaos e os muçulmanos na peninsula iberica
9. Em 570 nasceu em Meca Maomé. Aos 40 anos, Maomé disse que lhe tinha aparecido o arcanjo Gabriel com uma mensagem: Devia pregar a todos os Homens uma nova religião o Islão ou Islamismo. Os seguidores do Islão, os muçulmanos, acreditam na existência de um Deus único, são monoteístas, na imortalidade da alma e na salvação eterna que poderão alcançar se praticarem a caridade, a oração e se divulgarem a religião islâmica. Em 622, Maomé e o grupo dos seus apoiantes tiveram de fugir para Medina, pois os ricos mercadores de Meca não aceitaram a nova religião. A partida de Meca para Medina marca o início da era Muçulmana. Em 630 Maomé voltou para Meca que se ia tornar a cidade santa. Quando Maomé morreu a Arábia estava unificada e os habitantes convertidos á religião islâmica.
10. Foi em 711 que os muçulmanos invadiram a P.I.
11. Esta expansão ficou a dever-se ao desejo de espalhar o islamismo e á vontade de dominar as rotas comerciais e de alargar a sua influência noutras regiões.
12. Controlando as rotas comerciais do mar vermelho e do Norte de África, os muçulmanos divulgaram por todo o império conhecimentos dos povos com quais contactaram: Pérsia -adquiriram conhecimentos de medicina, pois muitos médicos gregos tinham sido atraídos para a corte dos reis persas. Síria - onde havia várias escolas de Filosofia e várias bibliotecas, com cópias de obras de filósofos, cientistas e poetas gregos. Egito e Mesopotâmia -onde aprenderam técnicas de irrigação mais desenvolvidas. China -onde conheceram invenções importantes como a bússola o papel e a pólvora. Índia -onde conheceram os algarismos.
13. Matemática - criaram a Álgebra Química- descobriram o álcool e o ácido sulfúrico Geografia- fizeram um novo atlas de Terra Astronomia- aperfeiçoaram o astrolábio e admitiram a possibilidade da Terra girar em torno do seu eixo e do Sol Medicina- identificaram várias doenças e