MOURINHOS
HISTÓRIA
OS MOUROS NA PENINSULA IBÉRICA
LUCAS EMMANUEL FERREIRA DE SOUZA VERAS
SOROCABA
2015
LUCAS EMMANUEL FERREIRA DE SOUZA VERAS
OS MOUROS NA PENINSULA IBÉRICA
Trabalho do curso de HISTÓRIA MEDIEVAL da Licenciatura em HISTÓRIA da UNIVERSIDADE DE SOROCABA.
SOROCABA
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 OS MOUROS 6
3 A INVASÃO MUÇULMANA NA PENÍNSULA IBÉRICA 7
4 A OCUPAÇÃO 8
5 RECONQUISTA 9
6 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
No século VII, apareceu uma nova religião na Península da Arábica – o islamismo. Os Árabes converteram-se a essa nova religião pregada por Maomé. Um dos principios basilares que o Profeta do Islã pregava era a disseminação da palavra de Alá pelo mundo. Para pregar a sua religião e para aproveitarem as riquezas de novas terras, os muçulmanos conquistaram muitos territórios. Em 711, comandados por Tarik, os Muçulmanos atravessaram o estreito de Gibraltar e invadiram a Península Ibérica.
O avanço dos mouros foi rápido. Mas no Norte da Península Ibérica tornou-se mais difícil vencer os cristãos que se refugiaram nas montanhas das Astúrias. Também se tornou difícil defender e manter os territórios conquistados, pois os cristãos organizaram-se para o contra-ataque. A reconquista de terras aos muçulmanos foi feita com avanços e recuos e demorou quase oito séculos no Sul da Península Ibérica.
O objetivo deste estudo é abordar o choque cultural, religioso e étnico deste período e o seu legado.
2 OS MOUROS
Os mouros foram os habitantes muçulmanos medievais do Magrebe, Península Ibérica, Sicília e Malta.
No começo do século VIII, o califado muçulmano, estabelecida após a morte de Maomé, passou por um período de rápida expansão. Em 647 d.C , 40.000 árabes forçaram o governador bizantino do Norte da África a pagar um tributo, mas não conseguiram ocupar permanentemente a região. Depois de um intervalo durante o qual os muçulmanos lutaram uma guerra civil, as invasões foram