Os componentes do marketing político
1. O que é Marketing Político? O marketing político pode ser considerado como um conjunto de ações e técnicas que tem como objetivo adequar um candidato ou candidata ao seu eleitorado, procurando fazê-lo conhecido do maior número de eleitores possível e mostrando suas diferenças dos outros adversários.
Adequar o candidato ao seu público alvo (eleitorado) significa, basicamente, saber o que pensam e o que querem os eleitores de determinada região e em determinado momento. Com essas informações é possível ajustar o discurso do candidato com os anseios do eleitorado, tomando assim uma posição de acordo com as preocupações da sociedade.
Em outras palavras, marketing político são todos os recursos utilizados na troca de benefícios candidatos e eleitores. Fazem parte desses benefícios as promessas, as vantagens e linhas de comunicação do candidato, os votos e as informações necessárias para obtê-los.
A seguir, estão presentes os principais componentes do marketing político: A pesquisa de mercado, o conceito e estratégia do candidato, a estratégia de comunicação e o programa de trabalho voluntário.
2. Pesquisa de Mercado
A pesquisa de mercado é um elemento de extrema importância para qualquer tipo de marketing. Em se tratando de marketing político, a pesquisa de mercado busca descobrir os interesses do eleitor, apontando as seus desejos, necessidades e valores. Sendo assim, o candidato consegue desenvolver estratégias com uma margem de erro muito menor.
É essencial que em uma campanha eleitoral sejam pesquisados os seguintes aspectos: O tamanho do mercado e sua segmentação, as qualificações do eleitor, o potencial do mercado em questão, a opinião dos eleitores sobre assuntos relevantes e suas posições assumidas.
Os resultados da pesquisa podem determinar a linha de comunicação que o candidato deve assumir ao longo da campanha e ate mesmo o conteúdo de suas mensagens.
Podemos concluir então que