OS COMPANHEIROS
Relatório do filme Os Companheiros
Karyn Aparecyda Fernandes dos Santos RA: 14295869
Sala 217 1°B Noturno
Prof. Arnaldo Lemos
Introdução
Entendo que esse relatório tem por objetivo, demonstrar como aconteciam as lutas por direitos há alguns anos atrás.
Pessoas passavam fome e entregavam-se a prisões ou até a própria morte, para que os que juntos estavam, ou aqueles que estavam por vir, viessem em melhores condições.
A luta por melhores condições de vida e trabalho foi árdua e dolorosa, e nos vale muito a pena conhecer um pedaço da verdade, e nos encorajar a também lutar por nossos ideais.
Análise do filme
O filme mostra o início de uma revolução trabalhista em pleno século XIX, auge da industrialização, onde eram comuns os acidentes de trabalho e a exploração da mão de obra trabalhista. É daí que surge um grupo de trabalhadores extremamente descontentes e cansados da exploração de seus patrões ganha um líder, um professor desempregado e que fugiu de sua cidade por arrumar briga com uma autoridade policial.
Os trabalhadores tinham a intenção de reivindicar por menos horas de trabalho diária, porém são convencidos por seu novo líder a começarem uma greve e reivindicar muito mais que isso, exigindo direitos nunca conquistados. Começa ai uma batalha difícil e sangrenta. Famílias passando fome, pessoas morrendo, porém sem ninguém desistir de seus objetivos.
Começa nessa época a reunião de assembleias e os sindicatos defensores dos direitos trabalhistas. O professor orienta como negociar com os chefes e a maneira como a greve devia ser levada, causando inúmeros prejuízos a fábrica. Porém com muitas tentativas frustradas e fracassadas a greve continuava com seu propósito defendido e surgia ali um novo líder do povo.
Ficha Técnica
Em pleno século XIX um professor desempregado, tem que ir embora de sua cidade, largar a esposa e dois filhos por que se meteu em confusão com a polícia